A Academia Prosopon é o espaço onde o pensamento de Gilberto Safra, cultivado e transmitido ao longo de décadas, se torna acessível em forma de acervo vivo. São mais de 40 anos de conhecimento registrados em vídeo, áudio, livros e artigos que atravessam a psicologia, a filosofia, a literatura, a arte e a espiritualidade — sempre com uma abordagem ética e comprometida com a complexidade da condição humana.
Conteúdos que vão além das compreensões simplistas e reducionistas, que levam à ampliação do olhar, do sentir, do saber.

Psicólogos e psicanalistas que buscam uma visão mais ampla, profunda e integrada do cuidado — para além das técnicas ou protocolos formais
Profissionais da área da saúde e da saúde mental (psiquiatras, acompanhantes terapêuticos, terapeutas ocupacionais) que desejam ampliar sua compreensão do humano
Profissionais da área
da educação interessados
no tema
Profissionais das ciências sociais e humanas (sociólogos, antropólogos)
Profissionais da área da assistência (assistentes sociais, agentes de saúde)
Estudantes que buscam amadurecer seu entendimento acerca da natureza e da condição humana
Leitores, pesquisadores e estudiosos interessados na leitura original que Gilberto Safra faz de autores como Florensky, Winnicott, Edith Stein, Simone Weil e Dostoiévski, entre outros
Terapeutas em busca de um conhecimento profundo que possa fundamentar suas práticas na ética, na sensibilidade e em uma visão que reconhece a complexidade do ser
A organização do conteúdo da Academia baseia-se nos pilares do pensamento clínico de Gilberto Safra, que sustentam a proposta formativa e os percursos de aprofundamento:

O sofrimento humano e suas psicopatologias resultam da interação entre a biografia pessoal e o contexto sociocultural, exigindo que o ser humano seja compreendido em sua historicidade, diante das transformações do mal-estar na cultura.
Em vista disso, a situação clínica tem sido investigada à luz dos princípios clínicos fundamentais apoiados nas exigências éticas e ontológicas do ser humano atual.
Como compreender e lidar com a dor que atravessa as pessoas em um mundo marcado por aceleração, fragmentação e esvaziamento de sentido?
Conteúdos previstos

O cuidado com a pessoa exige uma prática clínica orientada por rigor ético e científico, fundamentada em princípios que guiam a atividade clínica nesse horizonte.
Conteúdos previstos

Os autores deste grupo buscaram fundamentar a clínica na relação entre subjetividade e ambiente cultural, oferecendo um vértice que articula o sofrimento pessoal ao mal-estar de seu tempo e permite dialogar com outras áreas para uma compreensão polifônica do humano.
Conteúdos previstos

Defendemos um manejo clínico que acolha a complexidade humana e, como tal, atenda sua necessidade de diálogo com outras áreas como filosofia, ciências sociais, antropologia, literatura e ciência da religião.
Conteúdos previstos

Além dos dispositivos clínicos tradicionais, outros têm se mostrado relevantes para o cuidado com o ser humano, entre eles o Acompanhamento Terapêutico (AT), a Consulta Terapêutica e as estórias como recurso terapêutico.
Principais temas
Materiais:
– Livro do Kleber de AT; aula de AT
– Aulas do Gilberto sobre AT e Consultas

Aborda as dimensões do ethos humano no aprender, a pedagogia como formação da pessoa, os problemas de aprendizagem, a contribuição da psicanálise, de Edith Stein, Marion Milner, Simone Weil, o espaço ético-clínico e as reflexões de Safra sobre a dimensão ontológica no ato de conhecimento.
Conteúdos previstos

O que a espiritualidade e a mística podem nos ensinar sobre o ser humano? Qual o lugar da religiosidade e da espiritualidade na clínica contemporânea?
Conteúdos previstos

Neste pilar você encontrará a apresentação de algumas propostas formuladas tanto por Gilberto Safra quanto por seus interlocutores (Boaventura Sousa Santos, Mikhail Bakhtin, Pavel Florensky, entre outros) a respeito de formas possíveis de se produzir conhecimento a partir de um contato íntimo e respeitoso com as coisas, com o outro – um conhecimento que se dá a partir de um olhar que reconhece a singularidade de cada manifestação ou de cada fenômeno e que é formulado a partir de um encontro, de uma troca real e viva.
Se você deseja tirar dúvidas, se apresentar ou apenas abrir um canal de diálogo, estamos aqui.