A Academia Prosopon é herdeira de dois Laboratórios Universitários.
O primeiro ocorreu na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e era denominado de Laboratório de Estudos sobre a Transicionalidade (LET). Por meio desse espaço ocorriam apresentações e discussões sobre objetos culturais que eram discutidos à luz das contribuições de Donald W. Winnicott. O LET foi importante espaço de apresentação e de ensino do pensamento de Winnicott.
O segundo foi o Laboratório Prosopon, no Instituto de Psicologia da Universidade São Paulo, no final dos anos 1990 até o ano de 2021, que buscava investigar a constituição da pessoa humana e a situação sociocultural contemporânea, a qual acarretava novas modalidades de sofrimento e de subjetivação.
Grande parte do acervo disponível na Academia Prosopon se formou de gravações de aulas e encontros nesses dois espaços. Do mesmo modo, a equipe que constituiu a Academia são antigos membros do LET.
A Academia Prosopon visa congregar pessoas voltadas às perspectivas de investigação iniciadas nesses antigos espaços, para o estudo e compreensão da Pessoa Humana em perspectiva transdisciplinar, na qual o seu ethos é abordado pelo vértice originário (ontológico), visando promover o cuidado clínico, educacional com a pessoa e com o seu meio sociocultural.
O nome Prosopon foi escolhido como forma de assinalar a necessidade de se preservar a compreensão, a dignidade e o cuidado com a pessoa humana, uma vez que a palavra Prosopon foi estabelecida no mundo grego e reposicionada por pensadores da Capadócia visando nomear a pessoa humana em sua complexidade ética.
Idealizador
Tire suas dúvidas sobre a Academia Prosopon e faça parte desse grupo.