Academia Prosopon

Profissionais

Áreas de Atuação

Tratamento e Prevenção Psicológica
Psicologia Clínica

Ana Maria Seraidarian Najjar

CRP: 5444/6

Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (1977), mestre (1989) em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Formada pela Sociedade de Rorschach de São Paulo (1977).

Membro do LET – Laboratório de Estudos da Transicionalidade.

Trabalhou como docente visitante no curso de extensão “O Pensamento Clínico de D. W. Winnicott” na Universidade Paulista (2007).

Desenvolveu pesquisas e estudos sobre gravidez, cultura, imigração, enraizamento e música, com ênfase em prevenção e tratamento psicológico, psicanálise, psicoprofilaxia, intervenção terapêutica e intervenção psicológica clínica.

Atuou como professora em diversas universidades tais como, UniFMU e UniABC, UNIP – e Universidade Mackenzie, onde lecionou no Curso de Especialização sobre a teoria e a técnica da Psicanálise Winnicottiana. Atualmente é professora na pós-graduação da UNICSUL, na formação em “Psicologia Clínica – abordagem Winnicottiana”.

Participou de projetos de extensão universitária, como o PROFOCO – Programa de Formação Continuada na Universidade Paulista (2006).

Atua como psicoterapeuta e supervisora clínica desde 1978 em consultório particular.

Foi orientanda da Professora Doutora Marília Ancona-Lopez no mestrado, defendendo a dissertação “A Gestante que trabalha: Psicodinamismos subjacentes à demanda de dupla criação” (1989).

Foi membro do Laboratório de Transicionalidade, na PUC-SP.

Membro do Proposon desde 2014, dedicado ao estudo de Pavel Florensky.

“Em 1980, recém-formada, decidi pelo atendimento clínico infantil. Naquele momento fui procurar um supervisor que tivesse um olhar diferente daqueles conhecidos até então. Indicaram-me um “rapaz muito jovem (26 anos), muito sensível, que trabalhava muito bem com crianças”: era Gilberto Safra.

Fui procurá-lo. Durante a minha primeira supervisão vivi uma experiência de encantamento (mais tarde aprendi com ele que nas experiências de encantamento se vive o encontro com o que nos é Sagrado). Continuei com a supervisão, e anos mais tarde tornei-me sua analisanda. Nunca mais me separei dele.

Devo a ele tudo que de mais sublime aprendi sobre a natureza humana, sobre os cuidados amorosos, o espírito da amizade, da fraternidade e sobre a importância do conhecimento no mais elevado rigor teórico e técnico.

Participar desse trabalho (Academia Prosopon) divulgando sua obra, é uma das formas que encontrei para agradecer a ele e a vida por esse Encontro.

Gilberto Safra é para todos nós… e é para sempre.”

CONTATO

Fale com a gente hoje mesmo e amplie seu conhecimento

Tire suas dúvidas sobre a Academia Prosopon e faça parte desse grupo.