Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, casais e famílias, atua também como facilitador de grupos, treinamentos e workshops de autoconhecimento.
Fundou e coordenou por 12 anos o Núcleo de Estudos Psicológicos Aprimore, dedicado ao aprimoramento continuado de psicoterapeutas e vinculado ao serviço de atendimento Psicologia para Todos.
Atuou como professor, supervisor clínico e coordenador em cursos de graduação e pós-graduação e em centros de formação de terapeutas, entre eles Universidade Mackenzie, Universidade Paulistana, Centro Universitário Drummond, Centro de Estudos Psicanalíticos e PUC-COGEAE.
Psicólogo e Mestre em Filosofia (PUC-SP) com ênfase em Fenomenologia-Existencial, valoriza a articulação entre diferentes metodologias e áreas do conhecimento – ciência, filosofia, arte, espiritualidade – como forma de resgate do ontológico e de uma abordagem mais integral.
“Conheci Gilberto no início dos anos 2000, na PUC-SP. Eu estava fazendo um mestrado em Filosofia com o objetivo de me aprofundar nos fundamentos da Psicologia – inquietação esta que me acompanhava há mais de uma década, desde a graduação. Cursei 3 disciplinas com ele, onde exercitávamos o pensamento clínico a partir de obras poéticas, contos e pinturas.
Além do impacto da sua genialidade, fiquei muito impressionado ao constatar que estava diante de uma fenomenologia viva, em acontecimento, que me ensinava a ver o que eu estava enxergando – algo consideravelmente raro nos contextos acadêmicos eminentemente conceituais.
Mas o melhor ainda estava por vir. Gilberto, que havia aceitado participar da minha banca, teceu dois ou três comentários na qualificação que, embora parecessem pontuais, implicavam a dissertação como um todo. Isto, feito com sua capacidade única de ver o valor das coisas e das pessoas, me lançou em outro nível de envolvimento e entusiasmo. Isolei-me num chalé no mato e reescrevi toda dissertação. Onde antes havia o desejo de finalizar logo o mestrado, agora pulsava a vontade de dar o melhor de mim dentro do pequeno prazo que me restava.
Posteriormente, passei a acompanhar seu trabalho no Instituto de Psicologia da USP e em eventos diversos. Tenho em Gilberto um Mestre, e não apenas um professor/orientador, tanto pela extensão quanto pela profundidade do que ele me oferta.”
Tire suas dúvidas sobre a Academia Prosopon e faça parte desse grupo.