REVISITANDO WINNICOTT:
A QUESTÃO DO “LUGAR” COMO VÉRTICE DE LEITURA
DA OBRA WINNICOTTIANA

Gilberto Safra é psicanalista, Professor Titular do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Foi Professor da Pós-graduação em Psicanálise na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Apresentou o pensamento de Winnicott desde 1984 na PUC e no IPUSP. Coordenou O Laboratório da Trasicionalidade (PUC) e O Laboratório Prosopon (IPUSP). Suas pesquisas voltam-se para a investigação das dimensões constitutivas da pessoas humana e dos modos de subjetivação e psicopatologia na pós-modernidade. Seu Trabalho é realizado em perspectiva interdisciplinar em diálogo com a Filosofia, Literatura e Cinematografia russa (Florensky, Dostoievsky, Anna Ahamatova, Tarkovsky, entre outros).

Donald Woods Winnicott é considerado um dos psicanalistas mais criativos da história da psicanálise. Nasceu em 1896, em Plymouth, na Inglaterra, formou-se pediatra e desde os estudos na faculdade de medicina mostrou interesse pelo desenvolvimento humano. Profundo admirador de Freud, fez parte da Sociedade Britânica de Psicanálise onde apresentou sua maneira original de compreender a natureza humana, sem receio de discordar de seus colegas, como Melanie Klein. Todos seus livros foram publicados no Brasil, inclusive com nova edição, revisada, pela Editora UBU.

Donald W. Winnicott realizou importantes observações clínicas a partir dos anos 30 (século XX), ofertando contribuição significativa para a abordagem clínica do sofrimento e das organizações psicopatológicas da modernidade.

Habitualmente sua obra é estudada pelo vértice de uma das suas grandes contribuições, o processo maturacional. No entanto, há outros vértices de leituras que podem ser utilizados no estudo de sua obra, que podem também possibilitar que se acesse a complexidade de suas contribuições, o que acarreta diferentes possibilidades de compreensão das vicissitudes do sofrimento humano e de seus manejos clínicos.
Nesse seminário, iremos propor como vértice de leitura e de compreensão temas que aparecem em suas últimas contribuições, especialmente no livro “O Brincar e a Realidade”. Daremos relevo à noção de “Lugar”, que ganhou envergadura no pensamento de Winnicott no final de sua vida. A concepção de “Lugar” mostra-se importante para abordamos as questões do sofrimento e do manejo clínico em nosso tempo, denominado de modernidade tardia ou de pós-modernidade.

Seminário Winnicott – Presencial – Angels Nest – Sede da Academia Prosopon

12 e 13 de Outubro de 2024

Solicitamos especial atenção ao tipo de acomodação disponível.
Vagas remanescentes!
Preços por participante

À Vista  Até 10/10/24

Em 2 vezes
Tipos de AcomodaçãoPreço Total R$Até 10 de outubroAté 06 de novembro
107Dormitório Masculino (várias camas de solteiro e alguns banheiros)1.110,001.110,00555,00555,00
106Dormitório Feminino (várias camas de solteiro e alguns banheiros)1.110,001.110,00555,00555,00
104Triplos (3 camas de solteiro e 1 banheiro)1.410,001.410,00705,00705,00
103Duplos Solteiros Simples (2 camas de Solteiro e 1 banheiro)1.800,001.800,00900,00900,00
Para efetuar o pagamento, faça um PIX para o Celular (11) 94449-5533 – Associação Saint Germain – até as datas indicadas na Tabela acima.
Visando auxiliar-nos no controle individual de pagamento, solicitamos enviar o comprovante de transferência (PIX) para o Whatsapp (11)94449-5533
Caso não envie o comprovante para o número (Whatsapp) indicado, não teremos como identificar a origem da transferência, e parecerá que você está em débito. Ajude-nos

Data

O Seminário acontecerá nos dias 12 e 13 de outubro. Sábado pela manhã, sábado à tarde e domingo pela manhã, sendo que cada período teremos duas horas e meia de aulas.

Localização

O Seminário ocorrerá na propriedade Angels Nest, que fica na cidade de Juquitiba-SP, a uma hora de distância da cidade de São Paulo. Os participantes poderão alojar-se na propriedade, onde também serão oferecidas as refeições. Nos intervalos, será possível aos participantes usufruir dos jardins e das trilhas existentes na mata de Angels Nest.

Público-alvo

Pessoas interessadas na compreensão da condição humana em nosso tempo e do cuidado clínico com a pessoa (psicólogos, terapeutas, psicanalistas, fonoaudiólogos, pedagogos, agentes comunitários, entre outros).